Prêmio Lume: Escola Referência

O “Prêmio Lume: Escola Referência” busca identificar, reconhecer, divulgar, disseminar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. Ele é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019, coordenado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), pelo Ministério Público junto ao TCE/SC (MPTC/SC) e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e composto por outras nove instituições.

Entre os objetivos do prêmio estão: apurar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação; apoiar o desenvolvimento de experiências educacionais inovadoras que atendam à diversidade cultural e à inclusão;  incentivar a participação e a troca de experiências entre profissionais da educação na realização de projetos inovadores e criativos para a educação pública, formando uma rede de boas práticas; e valorizar a atuação de estudantes, profissionais da educação e comunidade, em prol da educação pública.

A primeira edição do prêmio Lume, que teve o edital publicado em agosto de 2023, contemplava escolas municipais catarinenses. Na ocasião, foi premiada uma instituição de cada uma das seis mesorregiões do Estado — Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. Já a segunda edição, lançada em agosto de 2024, abrangeu unidades educacionais das redes municipal e estadual. No total, foram 12 vencedoras, sendo uma escola municipal e uma estadual de cada mesorregião.

A avaliação das participantes é composta por três etapas: pré-qualificação, mérito e validação. As duas primeiras etapas são realizadas com base em informações extraídas do Censo Escolar, além de outros índices e painéis. A etapa de validação verifica, na prática, as evidências que comprovem os indicadores de classificação levantados na etapa de mérito, por meio da aplicação de questionários e da realização de entrevistas com representantes das escolas.

As vencedoras recebem um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. Todas as escolas classificadas na etapa de validação também recebem um certificado de reconhecimento. A premiação é realizada em um evento presencial entre os meses de outubro e novembro.